quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Salmão en Croûte (Salmão Assado em Massa Folhada)





Primeiramente... Calma! Parece difícil... mas não é! Fica uma delícia, todos adoraram... até as crianças! Essa foi a receita de estréia da minha última aquisição (tratando-se de livros de culinária..), que foi o livro Revolução na Cozinha de Jaime Oliver. Antes que me perguntem, o livro está totalmente indicado! Cheio de dicas e uma característica que me chamou atenção é que o autor preconiza ingredientes saudáveis... ele não cita 1 ovo... e sim 1 ovo, de preferência orgânico ou caipira.


Fiz algumas adaptações na receita, troquei a "pasta tapenada de azeitonas pretas" por um patê de azeitonas verdes, pois foi o ítem mais próximo que achei no supermercado.

Aproveito para deixar o meu FELIZ ANO NOVO para todos os meus "leitores"! Hehehe jura que tenho muitos né?! Saibam que vocês são muito especiais para mim, que adoro receber comentários e saber que tem gente que gosta de entrar aqui para ler as minhas bobagens e colocar em prática as minhas receitas. Desejo a todos um 2010 recheado de cores, aromas e sabores!
Um Beijão,
Nina
Ingredientes
-500g de massa folhada com manteiga (eu comprei pronta)
-1 filé de salmão sem espinhas
-óleo de oliva
-sal e pimenta do reino
-4 colheres (sopa) de patê de azeitonas verdes
- 1 punhado pequeno de manjericão fresco (eu usei um com folhas bem miudinhas)
-1 tomate maduro
-queijo muzzarella
-1 ovo
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 230 oC. Abra a massa folhada ou junte as folhas da massa pronta, amassando as bordas com os dedos. Acomode a massa na assadeira , coloque o filé no centro da massa com a pele para baixo e regue-o com o óleo. Salpique o sal e a pimenta do reino. Cubra o filé com uma fina camada de patê de azeitona e por cima coloque as folhas de manjericão. Fatie os tomates e disponha as fatias no centro, sobre o manjericão. Coloque alguns cubos de muzzarella em torno da fileira de tomates. Polvilhe mais uma vez com sal e pimenta do reino e regue com um fio de óleo de oliva. Junte as laterais da massa. Passe com um pincel o ovo batido ao longo das beiradas da massa.
Acomode a assadeira na prateleira de baixo e coloque uma assadeira vazia na prateleira de cima, para proteger o peixe do calor excessivo. Deixe assar por mais ou menos 1 hora. A massa deve ficar dourada e o tomate meio ressecado.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Torta Integral de Banana (com granola)

Finalmente fériasss!!
Coisa boa não ter a cabeça cheia de compromissos...
Pacientes.. provas... trabalhos... estágios... concursos...! Ui chega!
Pois bem.. Vou começar essas férias com um ingrediente que sempre tem aqui em casa.. e acho que na maioria dos brasileiros.. a banana!
É uma torta integral muito rápida de fazer e deliciosa! Além de que você pode incrementar do seu jeito, fazer camadas diferentes. O que importa é a essência do preparo.
Falando em ingredientes.. alguém de Ituporanga - SC ?? (Talvez) em breve a Cozinha da Nina vai passar a funcionar de lá... e como é a Cidade da Cebola... acho que vão surgir umas receitinhas regionais por aqui.. Pois passei no concurso para Dentista da Prefeitura de lá! =D
Mas vamos ao que interessa...

Ingredientes

-7 bananas-prata
-5 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
-manteiga
-canela em pó
-açúcar (eu usei refinado, mas pode ser mascavo)
-1 1/2 copo de granola

Modo de Preparo

Amasse 6 bananas e junte a aveia, misturando bem e adoce a gosto (umas 4 colheres (sopa) mais ou menos). Preaqueça o forno a 270 oC e unte uma forma redonda, das pequenas. Espalhe na forma uma camada de banana com aveia. Polvilhe com açúcar e canela. Cubra com um generosa camada de granola. Aperte delicadamente com a mão aberta a superfície da torta, para que a granola entre um pouco pelo meio da mistura de banana. Corte a banana que sobrou em rodelas finas para enfeitar e polvilhe um pouco de açúcar e canela em pó sobre elas. Leve ao forno por 30 minutos e o cheirinho já vai ter se espalhado pela casa inteira!
Bom apetite!
Beijos,
Nina